A díficil tarefa de dizer "não"
- Por Emanuela Cruz Fernandes
- 9 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
Tenho percebido ultimamente que a palavra "não" para muitas pessoas tem sido extremante díficil de ser dita. Parece ser uma coisa simples, mas não é? No dicionário Michaelis encontramos o significado da palavra:

1 Expressão de negação. Antôn: sim. 2 de contrário. 3 Anteposto a substantivos, adjetivos ou verbos, exprime ausência, privação da substância, qualidade ou ação expressa pela palavra que se lhe segue: O não eu, o não ser. interj Basta! sm Negativa, recusa, repulsa.
Essa pequena palavra tem um poder de influenciar comportamentos. E em muitos casos ela não é usada, por receio de causar uma certa repulsa, pela pessoa que a fala. Porém os excessos de "sim" podem ser muito prejudiciais, pois moldam os comportamentos de uma forma negativa! Pode parecer paradoxal, mas não é! Digo isto porque, o excesso de "sim", pode causar prejuízos na pessoa que lhe profere. Por exemplo, se uma pessoa sempre lhe pede dinheiro emprestado, e você sempre lhe diz que pode emprestar, como será quando você não puder, e ele pedir? Quantas pessoas acabem se endividando por esse motivo?! Talvez esse possa ser o seu caso! E essa é uma dificuldade que você pode ter. As vezes precisamos aprender a dizer "não", pois será mais saudável, do que sempre dizer "sim".
Comments